O conceito de sustentabilidade ainda é mal compreendido por boa parte das pessoas. Quando falamos de turismo sustentável então, a confusão é ainda maior. Especialmente, porque há associações equivocadas entre turismo sustentável e turismo ecológico. Por isso, hoje vamos explicar as diferenças entre hospedagem ecológicas e hospedagem sustentável.
O TURISMO ECOLÓGICO à é a atividade turística praticada de tal maneira que incentive a conservação do patrimônio natural e cultural, e que busque a formação de uma consciência ambientalista. Trocando em miúdos, o turista ecológico deseja experimentar o contato direto com a natureza, tem interesse em protegê-la e normalmente viaja para destinos afastados de grandes centros urbanos.
Já TURISMO SUSTENTÁVEL à é uma maneira de manter a infraestrutura turística (entendam como destino e atrativos) sem atitudes ofensivas ao ambiente. O principal objetivo desta atividade é atender às necessidades dos turistas sem comprometer as gerações futuras de visitarem o destino.
Ou seja, o turista sustentável não escolhe um destino necessariamente afastado dos centros urbanos, porém tem escolhas e atitudes conscientes para não agredir negativamente à comunidade local. Este turista respeita os hábitos culturais e o ambiente para que ele se mantenha ao longo dos anos.
A ideia é mostrar como na prática estes dois segmentos do turismo são realmente diferentes. Mas, entendida suas diferenças, ambos são fundamentados no mesmo princípio: viajar respeitando o ambiente.
Pousada Uacari
Na cidade de Tefé, no Amazonas, dentro da Reserva Mamirauá está localizada a Pousada Uacari. Esta pousada tem apenas 10 chalés, funciona sob o sistema de pensão completa (café da manhã, almoço e jantar) e nos pacotes de hospedagem oferecidos há passeios diversos, tais como visita às comunidades, trilhas, passeios no lago e até mesmo pesquisa.
Por que a Pousada Uacari é considerada uma hospedagem ecológica?
-
Sua localização é afastada de centros urbanos. Tefé está a 575 km de Manaus.
-
A pousada está dentro de uma reserva natural;
-
Durante a estada é possível ter contato direto com a natureza. Se quiser, pode até dormir no meio da floresta;
-
São oferecidas palestras sobre a atuação do Instituto Mamirauá e suas pesquisas científicas.
Mas, a Pousada Uacari também preza e zela pela sua infraestrutura sustentável: energia com captação solar, coleta de água da chuva, efluentes são tratados antes de retornarem ao rio, telhas ecológicas, cardápio sazonal e regional e sobretudo contam colaboradores de dez comunidades locais da Reserva Mamirauá.
Pousada Casa das Flores
A Pousada Casa das Flores é localizada na Chapada dos Veadeiros, no Goiás. Sua arquitetura rústica e quartos a luz de velas encantam quem chega ali. Os quartos são divididos em quatro categorias: jirau, mezanino, duplex e apartamento. Na área de lazer, piscina e SPA de hidromassagem aquecidos, sauna a vapor e uma área para fogueira.
Por se tratar de um destino com inúmeras cachoeiras e a única forma de acessá-las é caminhando, a Pousada Casa das Flores oferece uma série de opções de passeios para desfrutar as belezas da Chapada dos Veadeiros.
Por que a Pousada Casa das Flores é uma hospedagem ecológica?
- Está localizada em uma cidade afastada de centros urbanos. A Chapada dos Veadeiros está a 420 km de Goiânia;
- A arquitetura do local é totalmente rústica e a iluminação é a luz de velas. Calma! Os chuveiros são elétricos! Nada de banho frio!
- Há a oferta de passeios que proporcionam o contato direto com a natureza;
- Os guias que realizam as trilhas até as cachoeiras explicam a importância de manter o local exatamente como ele é. Ou seja, trabalham a conscientização ambiental dos hóspedes.
SPA & Resort Unique Garden
O SPA & Resort Unique Garden está localizado na cidade de Mairiporã, a 41 km de São Paulo. A hospedagem é composta por 26 chalés, conta com 21 salas, quatro restaurantes e cinco quiosques. Esses são destinados a tratamentos especiais, como vinoteparia, banhos ao ar livre; enfim, mais de 80 opções terapêuticas e estéticas.
Por que o SPA & Resort Unique Garden é uma hospedagem sustentável?
- Os restaurantes respeitam a sazonalidade dos alimentos;
- Há uma horta no local com diversos tipos de verduras e legumes que são cultivados;
- Existem placas de energia solar para substituir a energia elétrica na iluminação noturna;
- Um biogestor alimentado por resíduos sólidos é utilizado como fonte de energia renovável;
- Possuem sua própria estação de tratamento de efluentes;
- Todo o mobiliário foi feito por um fabricante local;
- Há um programa de responsabilidade social, o projeto Encontrei um Amigo;
- É um mantenedouro conservacionista do IBAMA.
Hotel Verdegreen
O Hotel Verdegreen está localizado na beira da praia de Manaíra, em João Pessoa, Paraíba. Este hotel possui 140 apartamentos, um restaurante, piscina, sala de ginástica, sauna e um terraço rodeado de muito verde para apreciar a vista da praia. O Verdegreen foi inaugurado em 2008, em 2012 ganhou o prêmio de “Hotel Sustentável do ano” pelo Guia 4 Rodas e em 2015 recebeu o Selo Ecolíderes – Nível Ouro, programa desenvolvido pelo Tripadvisor que premia hotéis e pousadas comprometidos com práticas sustentáveis.
Por que o Hotel Verdegreen é uma hospedagem sustentável?
- São certificados pela ISO 14001 (SGA);
- Revestimentos de cerâmicas naturais;
- Madeira de reflorestamento;
- Valorização do artesanato local;
- Iluminação de baixo consumo LED;
- Ar condicionado menos poluente de baixo consumo;
- Uso de aquecimento de água através de energia solar;
- Reutilização de água;
- Horta orgânica;
- Maioria dos fornecedores a menos de 100km de distância;
- Trabalho educativo com hóspedes;
- Conservação e manutenção de jardim público;
- Apoio às iniciativas da WWF e de entidades voltadas para sustentabilidade sócio ambiental;
- Bicicletas à disposição dos hóspedes;
- Utilização de papel reciclado e certificado;
- Utilização de produtos de limpeza biodegradáveis;
- Programa Atitude Verde Colaborativa;
Resumindo: Nem sempre um hotel ecológico é sustentável ou vice-versa. Tudo depende da proposta que cada um segue, a localização, questões de insfraestrutura e sobretudo, a relação com a comunidade local em que está inserido.