PID Você tem a sua?

A PID, Permissão Internacional para Dirigir, é um documento fundamental para quem adora uma road trip pelo mundo. Ela funciona como uma carteira de habilitação internacional, aceita na maioria dos países e traduzida para nove idiomas. Importantíssimo quando você quer alugar um carro ou dirigir no exterior!

Como ela normalmente é fácil de ser adquirida, pra quem já tem alguma viagem em mente, o ideal é já acionar o DETRAN e pedir a sua. Alguns destinos e locadoras podem aceitar só a CNH brasileira mesmo, mas a tendência é que a maioria dos locais comece a cobrar a PID como pré requisito para a retirada do carro alugado.

Como solicitar a Pid?

Para solicitar a PID, siga os seguintes passos:

1. Ser habilitado no Brasil com CNH válida.
  2. Preencher um formulário de solicitação no site do Detran.
  3. Pagar a taxa correspondente.
  4. Apresentar uma foto recente e a cópia da CNH.

Quais países exigem a pid: permissão internacional para dirigir?

Na Europa, a maioria dos países aceita a CNH brasileira para dirigir. Contudo, recomendamos ter a PID se você planeja conduzir veículos no continente. Países como Áustria, Grécia e Itália exigem a habilitação internacional juntamente com a CNH.

A Pid: permissão internacional para dirigir substitui a CNH?

A PID não substitui a CNH. Ela apenas traduz a CNH para vários idiomas e facilita a comunicação com as autoridades de trânsito em outros países. Lembre-se de que a PID só é válida quando você a apresenta junto com a CNH original.