Fala viajantes!
Aos poucos a vacinação vai avançando e, ainda que gradativamente, os países tem começado a se abrir novamente para o turismo. Por isso é importante se atentar a algumas dicas que podem evitar muita dor de cabeça e fazer toda a diferença em uma viagem internacional.
Bom, todos sabem que o passaporte é um documento indispensável para quem quer viajar para outro país. Salvo para países do Mercosul com os quais o Brasil tem acordo, para todos os demais este é único documento aceito para entrada e identificação do turista. Mas você sabe como proceder caso você perca ou tenha o passaporte roubado em uma viagem, por exemplo?
Neste caso temos que trabalhar com três possibilidades;
1ª O voo de retorno é direto para o Brasil:
Neste caso é necessário registrar um boletim de ocorrência na delegacia e ir ao consulado brasileiro portando a denúncia policial e um documento que comprove a nacionalidade brasileira para solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).
2ª O voo de retorno para o Brasil tem escala ou conexões ou o passageiro precisa seguir viagem para outro país que não necessita de visto:
Assim como na situação anterior é necessário primeiramente registrar um boletim de ocorrência na delegacia e contatar a Repatriação Consular Brasileira (Embaixada ou Consulado) mais próxima a qual pode dar entrada na solicitação de um novo documento de viagem.
Vale ressaltar a perda de um documento não caracteriza uma situação de emergência ou de risco a vida, dessa forma a solicitação deve ser feita em horário comercial.
3ª Necessita seguir viagem para países que necessitam de visto:
O setor Consular não tem como resolver as questões dos vistos presentes no Passaporte perdido ou roubado. Nesse caso é necessário aguardar o novo passaporte ficar pronto para iniciar os trâmites de solicitação de um novo visto.
Cada país tem suas regras e prazos, mas se você não tiver um visto válido no novo passaporte provavelmente pagará uma multa por permanência ilegal em território estrangeiro.
Fique atento a essas informações, cuide muito bem dos seus documentos e antes de viajar procure anotar e levar consigo o endereço e o telefone da Embaixada ou do Consulado Brasileiro mais próximo das localidades em que vai passar.